terça-feira, 23 de setembro de 2008

Ofensas à imprensa

Foi de um grave desrespeito à imprensa paraibana a entrevista concedida pelo Governador do Estado, Cássio Cunha Lima, na manhã da última segunda-feira, 22, em face ao suposto ‘escândalo do cheque’ batizado e tão propalado como verdade pelo site Wscom, de João Pessoa.

O Nosso Governador, assumindo a condição de dono dos jornais paraibanos, criticou a que considerou pouca relevância dada ao ‘escândalo do cheque’ envolvendo o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego.
Segundo foi publicado na imprensa, Cássio disse o seguinte sobre o episódio: “Estou perplexo e indignado com a omissão da imprensa, pois em uma denúncia tão grave feita pelo Ministério Público, teve apenas a divulgação simplória na mídia impressa, outras nem ao trabalho de divulgar a denúncia se deram, veiculando apenas a resposta do prefeito Veneziano Vital, que foi o caso do Jornal o Norte”, disparou.

Não estou defendendo Veneziano, mas é preciso que a verdade seja reparada. A denúncia não é do Ministério Público. É anônima e, claro, o MP, num período eleitoral acirrado como este, tem mesmo é que apurar toda e qualquer denúncia, mesmo que ela seja improcedente.

O Governador disse mais; “que estava profundamente preocupado com o futuro da Paraíba e com os padrões de comportamento da imprensa”.

O nosso Governador é um péssimo exemplo quando se fala de má utilização de imprensa. Foi cassado justamente porque utilizou o jornal oficial A União por promoção pessoal e continua fazendo o mesmo. Quase todo dia sai uma foto grande dele na primeira página, isso sem falar nos ataques desferidos pelo colunista do jornal, Geovaldo de Carvalho.

Concordo com o colega Rui Leitão, o nosso Governador perdeu o bom senso. Será que Cássio imagina que estamos no tempo do Regime Militar, quando os militares controlavam a linha editorial dos jornais e muitos deles, porque não podiam denunciar as agruras sofridas pelos considerados ‘subversivos’, tinham que publicar receitas de bolo para preencher espaço?

Espero que as entidades de classe, como o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, repilam duramente esse tipo de comportamento e defendam uma imprensa livre e liberta do medo que é imposto pelos poderosos de plantão.

Política e polícia
O filho mais velho do Governador Cássio – Diogo, parece que carrega em seu DNA a marca da irresponsabilidade. Não tem seguido o exemplo do pai e nem do avô, que desde cedo optaram pela política e deixaram práticas nada aconselháveis para uma etapa seguinte de suas vidas.

Lula em Campina
O presidente Lula passou por Campina Grande na semana passada, dia 19. Mas foi de avião, já que seu destino foi mesmo Mossoró (RN), onde participou de solenidade de inauguração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e depois de comício em Natal.

A palavra ferida
Faço questão de não concordar com a recente decisão da Justiça Eleitoral que mandou tirar do ar por 48 horas o site A Palavra. O site faz trabalho jornalístico e não vislumbrei em nenhum momento que tenha havido partidarismo na publicação de comentário sobre votos para vereadores. Enquanto isso, a Rádio Panorâmica FM, que tem o filho do dono como candidato a vereador (Renato Feliciano), tem mais de 30 processos na Justiça Eleitoral por promoção de candidatos e não foi punido uma vez sequer.

Será?
Notícias emanadas de Brasília informam que os processos de cassação do Governador Cássio devem entrar na pauta de julgamento do TSE no próximo dia 25 ou no dia 26 desta semana. Vamos aguardar então.

As pesquisas
A Brasmarket garante que realizou pesquisa de intenção de voto na cidade de Campina Grande entre os dias 9 e 12 de setembro, onde ouviu 500 eleitores. O resultado mostra um empate técnico entre os candidatos Veneziano Vital (PMDB) que tem 41,4% da intenção dos votos e Rômulo Gouveia (PSDB) com 38,8%. O índice de rejeição do prefeito e candidato a reeleição Veneziano Vital é praticamente duas vezes maior a de Rômulo Gouveia, 26% e 13,8%, respectivamente. Praticamente na mesma semana, (de 09 a 11 deste mês), o Ibope também fez pesquisa em Campina e colheu os seguintes números – Veneziano com 50% dos votos e Rômulo com 39%. A rejeição é o inverso da encontrada pela Brasmaket – Veneziano com 25% e Rômulo com 33%. Sem comentários.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

A polêmica das creches

O guia eleitoral do candidato Rômulo Gouveia tem explorado com intensidade a questão das matrículas em creches de Campina Grande. Utiliza-se de números do Inep do Governo Federal para dizer que no Governo Veneziano Vital (seu concorrente nas eleições), foram criadas apenas 60 vagas pela atual administração. Fui investigar o fato para ver com quem estava a verdade.

Entrei no site sugerido por Rômulo – http://www.inep.gov.br/ e passei a comparar os números das matrículas na rede municipal de ensino nas administrações Cássio Cunha Lima (PSDB), Cozete Barbosa (PT na ocasião) e Veneziano (PMDB).

Em 2001, na gestão do então prefeito Cássio, haviam 949 crianças matriculadas nas creches; em 2003, na administração Cozete – 1.1.06; e na era Veneziano – 1.229 em 2005 e 1.358 em 2007.

O secretário municipal de Educação, professor Flávio Romero (foto), informou que realmente foram criadas cerca de 600 novas vagas na administração Veneziano, mas que esses números só estarão disponíveis no referido site no próximo ano, já que neste momento está acontecendo o censo escolar e esse trabalho terá continuidade até o final do ano. Só em duas creches que foram construídas – as do Araxá e São Januário, conforme Flávio, foram criadas 200 novas vagas para menores de cinco anos de idade. No total, justifica, sete creches estão sendo reformadas, algumas já entregues “e com ampliação real de vagas. O que aparece no guia de Rômulo é puro ciúme, já que no Governo deles colocavam na mídia que as creches de Campina Grande serviam de modelo para o mundo inteiro, mas era tudo mentira”, arrematou o secretário.

Muito estranho
Pessoas do povo têm achado muito estranha essa história de pretenderem resolver alguns problemas de Campina Grande em poucos dias faltando apenas 23 dias para as eleições municipais. Querem resolver questões como o lixão, meninos de rua pedindo esmolas em semáforos, etc. É muita eficiência desse povo...

O Gordo e o Magro
Apresentador de rádio de Campina Grande fez a seguinte enquete em um domingo desses: Qual o gordo mais conhecido do cinema? – oferecendo as seguintes opções: 1 – O Gordo e o Magro; 2 - O Gordo da Política ou o Gordo do Calçadão. Resultado: Uma Coligação entrou na Justiça Eleitoral pedindo punição para e emissora e para o apresentador do programa. Bem feito, quem mandou fazer propaganda mascarada.

Direito de Resposta
Por enquanto, a Coligação Amor Sincero por Campina vem ganhando de goleada dos advogados da Coligação por Amor a Campina. Veneziano já teve direito a vários ‘direitos de resposta’ no guia eleitoral. Nesta quarta-feira, 10, o guia de ‘Vené’ respondeu à denúncia da compra de fardamentos e tênis em empresa que não seria da cidade.

Cuidado com a saúde
Como não poderia ser diferente, as atenções estão mesmos voltadas para as eleições em Campina Grande. O embate é hercúleo. O Governador Cássio, que enfrenta dois processos de cassação no TSE vem com tudo pra cima de Veneziano, mesmo que todo o esforço lhe custe à saúde. Nesta quarta, Cássio baixou ao hospital e dizem as más línguas, que tem tudo a ver com o processo eleitoral...

No Novo Cruzeiro
Na tarde desta quarta-feira, 10, a equipe de produção do guia eleitoral de um candidato a prefeito tentava gravar matérias no bairro Novo Cruzeiro, especificamente em relação a algumas ruas que faltam ser calçadas. Quando interpelaram duas senhoras, que declararam que o bairro estava bem e que o calçamento está chegando ao local. Em dado momento, uma delas disse: “por que vocês não vão filmar as casas que o Governo do Estado começou a construir antes de 2006 e até hoje estão abandonadas?”. A equipe, depois dessa, foi embora.

Do Rádio para as ruas
O colega jornalista Marcos Marinho tem empolgado em seus discursos nos comícios da Coligação Amor Sincero por Campina. Tem denunciado, sobretudo, as manobras dos atuais vereadores na desaprovação do Orçamento 2008, além da criação da Guarda Municipal, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, dentre outras matérias que foram rejeitadas.

Quebra-pau
Não houve respeito nem à Igreja durante o debate da Diocese, na noite do último dia 09, em Campina Grande. Após a saída do candidato Rômulo Gouveia, simpatizantes do “Gordo” teriam xingado o candidato Veneziano. Foi quando correligionários do “Cabeludo” revidaram e por muito pouco não houve conseqüências mais graves. É, os ânimos estão mesmos exaltados nesta campanha.

Mão-aberta e amiga
Pai de candidato a vereador, sorriso largo, está com o bolso repleto de verdinhas. Tem sido visto apertando as mãos dos eleitores e, dentro delas, notas de R$ 20 e às vezes de R$ 50,00. Só falta a Justiça Eleitoral apertar o cerco e tomar as devidas providências.

Na praça
O casal que aparece no guia de Rômulo (a bela morena e aquele senhor dos comentários) tem sido visto com constância na Praça da Bandeira. Dizem que tomaram cafezinho na Praça e juram que almoçaram no Restaurante Popular da Prefeitura Municipal. Que bom!

Paixão proibida
Diversos jornalistas amigos meus (outros nem tanto) estão faturando uma grana extra nesta campanha eleitoral, nos comícios, no rádio e na TV e assessorias diversas, exemplo de Josinaldo Ramos e Kalilka Vólia, (da Campina FM); Morib Macedo (Correio FM), Edil Francis (ex-Panorâmica FM), Carlos Magno (TV Correio), Evilásio Junqueira e Abílio José (TV Borborema), Eliomar Gouveia (TV Paraíba) e tantos outros. O problema é que alguns esquecem o lado profissional e acabam ser ‘apaixonando’ pelos candidatos.

O comentário
Após o comício, conhecido radialista recebe o aperto de mão do candidato a prefeito pedindo seu comentário sobre o evento político. O jornalista, constrangido, ao constatar que a empolgação popular passou longe na manifestação, saiu-se com essa: “o povo está muito mais esperto nesse processo eleitoral não é candidato?”. E nada mais disse o radialista que observou um sorriso amarelo do candidato após sua resposta.

Advertência
A sabedoria popular adverte que tomar muita Coca-Cola pode causar graves prejuízos à saúde, com sérios danos ao aparelho digestivo, com fortes possibilidades também de provocar labirintite, gastrite nervosa e baixa hospitalar. Todo cuidado é pouco, portanto, para todos, inclusive, para os que se consideram Deuses e senhores do povo...

sábado, 6 de setembro de 2008

A 'guerra' das passeatas

A semana foi marcada pela disputa de quem fez a maior passeata do mundo. Óbvio que foi em Campina Grande. A primeira declara que apenas o povo de Campina Grande dela participou e que esse mesmo povo vem de espontânea vontade. Sobre uma outra coligação pesa a acusação de que mais de 100 ônibus aportaram na cidade num só dia e que para Campina vieram servidores públicos de outros estados, pessoas que tiveram direito a camisa do candidato lanche e o melhor de tudo, uma grana extra.


Foi uma semana buliçosa na reta final desta campanha política. Afinal de contas, faltam pouco menos de 30 dias para a eleição que vai sacramentar Veneziano como prefeito ou escolher dentre os demais, Sizenando, Érico ou Rômulo.

Nesta sexta-feira, 05, aconteceu a passeata do candidato Rômulo, reforçada por centenas de pessoas que vieram de várias partes da Paraíba, conforme me foi passado por fotografias que recebi em meu e-mail. Também não é pra menos, o candidato do PSDB tem o apoio do Governador Cássio, que certamente vai fazer de tudo que é possível e o impossível para derrotar o ‘cabeludo’.

É tudo questão de uma vingança pessoal. Só para recordar. Veneziano, em 2004, vereador de oposição, derrotou o maior grupo político do Estado – Cunha Lima, e o que é pior, em sua cidade natal – Campina Grande. Na época, Cássio era Governador e tinha até o primo, o deputado Romero Rodrigues, como presidente da Câmara Municipal.

Cássio continua Governador (apesar de cassado duas vezes pelo TRE) e tem declarado que a eleição de 2004 foi empatada tecnicamente e que 2008 era a hora da revanche. Por enquanto, Veneziano sai na frente, já que a última pesquisa Ibope, lhe dá mais de 30 mil votos.

O ontem e o hoje
Em 2004, Veneziano contava com apenas quatro partidos lhe apoiando – PMDB-PDT-PSDC-PPS e hoje são 12. A eleição naquele ano foi para o segundo turno. A ex-musa do PT, Cozete Barbosa, teve que romper com o grupo de Cássio (de quem era vice no Governo municipal) e se lançou candidata a prefeita. Foram para o segundo turno Veneziano e Rômulo e Cozete ficou com o PMDB.

Rômulo em 2004
Naquele ano, Rômulo contava com 11 partidos lhe apoiando e foi para o segundo turno com esses mesmos apoios. Veneziano venceu o candidato do PSDB com 791 votos de vantagem.


Cata aos votos
Veneziano busca mostrar à opinião pública que tem muito serviço pela cidade. Alega que em 2004 tinha apenas idéias e que mesmo assim venceu o grupo Cunha Lima. Rômulo diz que está mais maduro e que aprendeu com a derrota daquele ano. No guia eleitoral, afirma que Campina precisa de um prefeito aliado do Governador. Veneziano passeia pela cidade, mostra ruas pavimentadas e Rômulo, no guia, denuncia que a obra de esgotamento Sanitário de São José da Mata não foi bem planejada. É a guerra eletrônica em que vale tudo para esclarecer ou deturpar a mente do eleitor, mesmo que sejam apresentadas meias verdades...

Jornalismo diabólico
Como jornalista preocupa-me o surgimento de tantos portais na Internet na Paraíba. Os sites se passam por meios jornalísticos, mas são na verdade instrumentos diabólicos nas mãos de políticos e picaretas para denegrir pessoas de bem. É preciso que as nossas entidades de classe – Sindicato dos Jornalistas, ACI, API e outros organismos combatam esse ‘negócio’.


Quem quer dinheiro?
Não é apenas o Senador Efraim Morais que tem buscado privilegiar sites da Paraíba com gordas verbas do Senado Federal. Outros entes também fazem o mesmo. Aqui em Campina Grande, dando uma rápida verificada no site do Tribunal de Contas do Estado (no espaço Sagres online), verifiquei que um site recebeu só em 2008 a importância de R$ 6 mil da Câmara Municipal local, embora o site não tenha lá grande repercussão na cidade. Teve uma floricultura que até agora faturou cerca de R$ 4 mil. Assim é bom demais, flores pra uns e nada para o povo...

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Pra rico comemorar

Foi muito bom ver Valdeno Brito (foto) brilhar na Corrida do Milhão, embora se trate de um esporte de ricos (Stock Car), patrocinado por grandes grupos empresariais e que não condiz muito bem com as atividades esportivas da grande maioria da população. Pelo menos, desta vez, a Paraíba não foi ‘implodida’ pela grande mídia. Que bom mesmo, porque de uns tempos para cá, só tivemos notícias desagradáveis sobre o nosso Estado e que todo o País teve conhecimento ora em TVs ou em jornais de grande circulação. Recentemente tivemos a Operação I-Licitação, que culminou com a prisão de empresários e pessoas influentes da vida política paraibana. Agora vem a “Cascavel”, da PF, que mais uma vez destacou a Paraíba negativamente na chamada grande mídia. Já não bastavam os escândalos da prisão do Senador Cícero Lucena naquela Operação também da PF conhecida por “Confraria” e depois nas duas cassações do nosso Governador Cássio. Ufa, só pode ser mesmo “quizila” (alguém se lembra dessa expressão?) que jogaram contra a nossa honrada e amada Paraíba. De qualquer forma, saudemos Valdeno, mesmo que alguns não concordem em patrocinar eventos tidos para milionários em detrimento de tanta gente que busca patrocínio para realizar atividades culturais em nosso Estado e nada consegue. Tomara que só tenhamos notícias boas daqui por diante. Torço muito por isso!

A passeata
Na fila do supermercado, conversa de conhecido deputado da região de Boqueirão com amigo sobre a realização de uma passeata política que vai acontecer nesta semana em Campina Grande. “Pode ficar tranqüilo amigo, vamos trazer 15 ônibus de João Pessoa, lotados de gente para participar da passeata”.

Calados
A nossa imprensa tem um incrível poder de não dar continuidade a matérias que merecem aprofundamento nas investigações. Uma delas diz respeito aos envolvidos na chamada Operação Cascavel da Polícia Federal, que resultou na prisão de influentes pessoas da cidade, dentre elas, o diretor da 1ª Ciretran, Luiz Justino e da senhora Marta Melo, do Cartório de Galante, parente do Governador Cássio e do deputado Romero Rodrigues.

Ameaçado?
E por falar na Operação Cascavel, soou muito estranho aos ouvidos da população aquela história de ameaça de morte.

Mídia casada
Candidato a prefeito por Campina Grande, ao que parece, vem tendo tratamento vip por parte de emissora de TV da cidade. É muita coincidência suas inserções estarem sendo veiculadas coladinhas com conhecida mídia que anuncia Campina uma outra cidade.

Rota de colisão
Pelo que fui informado por diretor da CDL, o seu presidente, Bolinha, deixou a coordenação da campanha do candidato Rômulo Gouveia por conta de desentendimentos com Izinete Brazil, mulher da primeira linha do grupo Cunha Lima em muitas batalhas políticas. E olha que Bolinha queria ser candidato a prefeito e nem como vice foi emplacado.

Pobres de jó
Eita como é duro engolir essa história de jantar ou almoço de adesão para ajudar financeiramente candidatos a prefeito. Será que alguns políticos pensam que nesse mundo todos têm neurônios apenas para ver o tempo passar e nada mais?

A propaganda política
A mídia eletrônica dos candidatos a prefeito na TV tem sido marcada por embates diversos. Veneziano tem adotado a linha de não agredir ninguém, mostrando obras da sua administração. O candidato Rômulo Gouveia também tem apresentado propostas, mas privilegiado ataques a Veneziano. Sizenando prefere criticar o que chama de oligarquias Cunha Lima e Maranhista, enquanto Érico Feitosa tem mostrado o que considera erros da atual administração. Faz parte da ‘guerra’ para a conquista do poder – aqui, no Sul, no Sudeste ou em qualquer parte do mundo.